Mês da Advocacia: 15 anos da ‘Lei Maria da Penha’ é tema de LIVE
24/08/2021
Na noite desta terça-feira, 24, a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (OAB/SE) e a Escola Superior da Advocacia (ESA) realizaram, às 18h30, a LIVE ‘Lei Maria da Penha: Acolhimento e Superação’ no canal da do OAB/SE.
Durante 90 minutos, a Lei que no mês de agosto completou 15 anos de criação foi discutida por nomes como: Dra Hermosa França, Presidente da CAASE; Dra Adélia Pessoa, Conselheira Federal e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE; Dra Bruna Menezes, Conselheira, Ouvidora-Geral e Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE; e a Dra Eugênia Luiza dos Santos, advogada e musicista.
“Entendemos que a Defesa dos Diretos da Mulher, advogada ou não, é também uma bandeira de atuação da nossa Caixa de Assistência. Quem nos acompanha sabe o tamanho do nosso comprometimento em prol desta causa. Não podemos nos calar. Não importa o tipo ou mesmo a intensidade da violência. Precisamos romper o silêncio do medo, da dependência afetiva. Precisamos dar voz a quem ainda não conseguiu romper as algemas da violência praticada, muitas vezes, sob os olhos da sociedade, e que tantas vezes é velada, ficando fora das estatísticas”, declarou a presidente da CAASE, durante o discurso de abertura.
Para Dra Adelia Pessoa, a Lei Maria da Penha representa um novo capítulo no combate à violência contra mulher, proteção à família e a punição do agressor. “Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido e avançarmos nos acessos aos direitos e à Justiça. Na sociedade ainda existem muitas formas de discriminação e violência contra a mulher é um deles, fatos que fazem mal à família”, afirma.
A advogada defende ainda que as políticas públicas devem ser efetivadas tendo como mira o cuidado, que segundo ela, é valor jurídico. “O cuidado é a estratégia de luta para essas mulheres que sofrem algum tipo de violência. É fundamental buscarmos as alternativas”, concluiu.
Para a Dra Bruna Menezes, a evolução da legislação de proteção à mulher trouxe mais visibilidade a um tipo de violência muito presente nos noticiários. “Diariamente são vários casos de feminicídio no Brasil. Precisamos lembrar do papel da advocacia, da OAB, na proteção da mulher. É necessário fazer o cuidado, a limpeza mental e seguir em frente. Quem de nós nunca foi vítima de algum tipo de violência? Este é também um problema histórico”, ressaltou.
A advogada e musicista, Dra Eugênia Luiza dos Santos, entende ao longo da história as mulheres foram conquistando os espaços e estão em todas as esferas da sociedade. “O fato desta LIVE ser totalmente conduzidas por mulheres mostra a nossa força. Isso é resultado da luta. É também uma conquista histórica, pois tivemos a oportunidade de estudar e podemos expressar nossas ideias. A mulher precisou superar muitos desafios, principalmente no mundo artístico. Lembro que havia muita restrição de convidar uma mulher para tocar, por exemplo, em casamentos”, completou.
A LIVE ‘Lei Maria da Penha: Acolhimento e Superação’ pode ser revista no endereço: www.youtube.com/watch?v=KSUzg6HTWeU.
Últimas Notícias
 Feijoada da Advocacia 2025 acontece em 8 de novembro com open bar e atrações imperdíveis
Feijoada da Advocacia 2025 acontece em 8 de novembro com open bar e atrações imperdíveis CAASE define novas diretrizes para os treinos das Seleções Sergipanas da Advocacia
CAASE define novas diretrizes para os treinos das Seleções Sergipanas da Advocacia Advocacia de Sergipe tem desconto exclusivo na Fenalaw 2025
Advocacia de Sergipe tem desconto exclusivo na Fenalaw 2025 CAASE disponibiliza serviços de fisioterapia especializados para a advocacia
CAASE disponibiliza serviços de fisioterapia especializados para a advocacia




