Notícia

Advogados irão correr 48km na 38° Corrida Cidade Aracaju

Conhecida por atletas de todo o Brasil como um percurso extremamente técnico e desafiador por muitas subidas e descidas, a 38° Corrida Cidade Aracaju para dois advogados será marcada por um desafio e tanto: Robson Barros e Roque Conrado irão correr 48km. A preparadora Lívia Fernandes Pires conta que foi preciso criar um planejamento de treinos para que os atletas pudessem vivenciar ao máximo as situações encontradas nessa prova. “Para esta corrida eles treinaram no Parque da Cidade, fizeram a simulação do percurso no horário da prova, testando a hidratação e a alimentação que farão no dia”, explica Lívia. De acordo com ela, também é primordial para esta prova a capacidade física, de força e a correção da biomecânica para enfrentar as subidas e descidas. 


A ideia de correr 48km era para ter sido realizada no ano de 2020, sendo que os atletas fizeram a preparação completa, mas a prova foi adiada no período da pandemia. Em 2022, por não saber como seria a prova, o desafio foi novamente adiado. O advogado Robson Barros corre desde 2015 e já fez uma maratona de 42km195m. Para os 48km ele está em preparação há 3 meses e conta que “enfrentar uma ultramaratona com ladeiras, temperatura alta, no horário de largada de 13h30 será o grande desafio”, isso porque eles irão sair da praça do "Mini Gol" e farão o percurso até a Largada da Prova em São Cristóvão que será às 16h15. 


“Originalmente, essa corrida é de 24 km, sendo uma das mais desafiadoras do país, por conta das diversas ladeiras existentes, mas nós nos propomos a fazer o chamado bate e volta. Assim faremos a prova em dobro, onde sairemos mais cedo da sede da OAB em direção a São Cristóvão e pretendemos chegar lá faltando cerca de 10 minutos para a largada oficial da corrida”, diz Roque. 
Robson e Roque já estrearam em uma maratona, mas desta vez vão em busca de algo que desafie ainda mais os limites do corpo. “O máximo que já percorri foi 55 km, mas em percurso plano. Esses 48 km com muitas ladeiras será o maior desafio que já propus a fazer na minha vida como corredor amador”, fala Roque Conrado. 


Os dois participam do Clube de Corrida da advocacia, um dos braços sociais de promoção à saúde física e mental da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, CAASE. Assim como eles, outros advogados também vão superar os limites, mesmo que em percursos menores. “Independentemente de quantos quilômetros o atleta irá fazer, essa é uma prova difícil de ser executada, a recuperação neuromuscular e a dosagem do treinamento entre volume e a intensidade são extremamente importantes para que o aluno e aluna cheguem em seu estado ótimo no dia da prova, independente da distância escolhida”, explica Lívia. 


A 38° Corrida Cidade de Aracaju acontece no dia 18 de março com largada no município de São Cristóvão, com trajeto pela rodovia "João Bebe Água", passando pelos bairros Eduardo Gomes, América, avenida Barão de Maruim até chegar na avenida Ivo do Prado (Praça do "Mini Golfe"), onde se localiza a sede da Ordem dos Advogados de Sergipe. 


A largada dos 5 km acontecerá às 15h15 na avenida Marechal Cândido Rondon, 100 metros antes do viaduto da avenida Tancredo Neves. Já a dos 10 km acontecerá às 15h45, com partida na rótula de entrada do conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Por fim, a largada dos 24 km será às 16h15, com saída da Praça Getúlio Vargas, na sede de São Cristóvão.

 


POR ASCOM/CAASE